Índice
A validação do certificado digital é um processo importante para assegurar a autenticidade e a integridade das informações trocadas no ambiente digital.
Em uma realidade em que transações financeiras, comunicações e troca de dados sensíveis ocorrem diariamente no meio digital, a confiança nas identidades digitais se torna crucial.
Neste cenário, o certificado digital atua como uma espécie de “identidade virtual”. Ele permite que indivíduos e organizações se autentiquem seguramente e que as partes envolvidas em uma comunicação são realmente quem dizem ser.
A confiabilidade do certificado digital está intrinsecamente ligada à sua validação, que envolve a verificação de sua origem e a confirmação de que não foi revogado ou alterado.
O processo é feito por autoridades certificadoras, que atuam na criação de um ecossistema digital seguro. Ao validar um certificado, os usuários podem ter certeza de que as informações recebidas são legítimas e que suas interações online estão protegidas contra fraudes e ataques cibernéticos.
O certificado digital é a tecnologia mais segura e robusta para identificar uma pessoa no meio virtual. Para isso, ele reúne em um arquivo informações pessoais, como nome, CPF, e-mail e dados do emissor.
A segurança dessas informações é feita por um par de chaves criptográficas. Essas duas chaves contêm dois códigos matemáticos que se complementam: uma chave é pública e a outra privada.
A chave privada fica com o usuário, enquanto a pública é distribuída livremente na forma do certificado digital. Assim, quando a chave privada estiver sendo utilizada para assinar um documento, deve ser comprovada pela chave pública. Desse modo, ambas trabalham conjuntamente.
Para checar se um certificado é válido, o sistema deve conferir se ele está dentro do seu período de validade jurídica e não foi revogado, por exemplo.
Os quatro principais aspectos técnicos considerados na hora de checar a validade do certificado digital são: integridade, expiração e revogação, autoridade certificadora e software.
O primeiro aspecto para a validação do certificado digital se relaciona à integridade dele.
A validação de integridade é feita com base em algoritmos matemáticos que garantem que o certificado foi, de fato, emitido pela autoridade certificadora e que está associado com um par de chaves (pública e privada), utilizado em uma assinatura.
A avaliação da confiabilidade do certificado digital também requer que se verifique se ele está íntegro. Isto é, se está dentro do prazo de validade e se não foi revogado. Essa etapa é feita por sistemas de verificação.
Após a conferência da integridade do certificado digital, também é preciso garantir que a autoridade certificadora que o emitiu é de confiança.
Quando o certificado é emitido por uma Autoridade Certificadora atrelada à ICP-Brasil, ele deve seguir todas as regras previstas pelo órgão e ter uma cadeia criptográfica padrão.
Essa cadeia precisa ser constantemente atualizada para garantir a concessão de altos níveis de segurança, assim como a conformidade com os critérios nacionais e internacionais vigentes.
Essas exigências são monitoradas pela própria ICP-Brasil, que estabelece critérios rígidos para fazer o credenciamento das autoridades.
As próprias empresas podem se tornar Autoridades Certificadoras e criar suas próprias diretrizes para a emissão de certificados digitais corporativos.
Neste caso, deve-se verificar se o certificado está de acordo com essas regras. A confiabilidade fica a critério de quem está utilizando. Ou seja, o signatário deve determinar se conhece e confia na veracidade e autenticação das informações.
Independentemente de qual seja a autoridade que emitiu o certificado, o sistema operacional deve avaliar se o documento segue as regras estabelecidas toda vez que a uma assinatura digital é emitida.
Para isso, o software precisa trabalhar com uma lista pré-selecionada de autoridades devidamente credenciadas pela empresa.
A validação do certificado digital é feita de forma automática por um software. Por isso, ela também depende das configurações do sistema utilizado, seja para assinatura eletrônica ou para outras operações.
Há, basicamente, duas opções:
Agora você já sabe como funciona a validação do certificado digital, as exigências e os passos para que eles deem origem a assinaturas confiáveis e seguras.
A Bry é sinônimo de inovação e segurança para a criação de assinaturas digitais nos padrões da ICP-Brasil. Somos a escolha definitiva para empresas e pessoas que buscam soluções sem riscos de fraude para assinar documentos online.
Somos uma trust tech que usa tecnologias que promovem a confiança em transações digitais, como blockchain e criptografia. Elas garantem a segurança, a transparência e a autenticidade das interações online, o que reduz fraudes e aumenta a confiança entre usuários e plataformas.
Com um compromisso inabalável com a validação de documentos eletrônicos, a Bry é referência no Brasil em certificação, assinatura, biometria e carimbo do tempo.
Nossos produtos exclusivos, como Bry Signer, Bry Timestamp, Bry ID e Bry Cert, oferecem uma gama diversificada de ferramentas para atender às necessidades específicas de cada empresa ou indivíduos que precisam assinar documentos digitalmente.
Além disso, nosso suporte de alto nível garante que nossos clientes tenham a assistência necessária em cada etapa do processo, proporcionando tranquilidade e confiança em diversas operações digitais.
Então, quer saber mais sobre como podemos ajudá-lo? Entre em contato conosco pelo formulário e agende uma conversa agora mesmo!
Confie na Bry para contar com o que há de melhor em termos de criptografia e para fazer suas assinaturas eletrônicas. Assim, junte-se às empresas que priorizam qualidade e segurança.
A validação do certificado digital que está por trás da assinatura digital é crucial para garantir a autenticidade, integridade e não repúdio das informações trocadas no ambiente digital.
Ao assegurar que um documento ou comunicação realmente provém da parte que o assina, a validação fortalece a confiança nas transações eletrônicas e nas interações online.
Além de proporcionar segurança, a validação do certificado digital também promove a eficiência nos processos, eliminando a necessidade de uso de papel. Isso, aliás, agiliza a troca de informações e as operações.