Inovar é a palavra de ordem para os negócios que querem ter sucesso. Adotar tecnologias para solucionar problemas e oferecer melhores produtos ou serviços é a estratégia das empresas que se destacam do mercado. A digitalização e assinatura digital de documentos são um ótimo exemplo disso: ao fazer a transição para a cultura paperless, as empresas conseguem reduzir custos operacionais e agilizar processos, o que impulsiona o crescimento.
No entanto, para alcançar bons resultados, é preciso saber quais soluções fazem sentido para o contexto do negócio e qual a melhor maneira de realizar as mudanças necessárias. Nesse sentido, a integração de sistemas é uma das formas mais recomendadas de implantar tecnologias avançadas. Ela permite contar com a inteligência de especialistas e fazer uso de ferramentas complexas sem ter que investir tempo e recursos para desenvolver internamente.
Neste artigo, vamos ver como fazer a integração de assinatura digital de documentos via API aos sistemas da empresa pode ajudar a melhorar processos e inovar. Continue lendo para saber mais.
Quando se fala da adoção de novas tecnologias nas empresas, é preciso considerar uma série de fatores: qualidade, eficiência, custo, manutenção, facilidade de uso, impacto na rotina das equipe.
É muito comum que, na ânsia por inovação, as empresas adotem soluções com o objetivo de otimizar processos e reduzir custos, e acabem tendo o resultado oposto. Por isso, é preciso ter cuidado ao escolher e implantar mudanças. A integração de sistemas é uma alternativa que permite incorporar novas funcionalidades aos softwares que a empresa já utiliza e aos sistemas e serviços que oferece. Isso é vantajoso por diversas razões.
Leia também: Seis casos práticos de digitalização de processos com a ajuda da tecnologia
Do ponto de vista do desenvolvimento, representa uma economia de tempo e recursos. Isso porque não é necessário criar toda a feature do zero. É preciso apenas integrar uma API, um processo muito mais rápido e simples, como veremos adiante.
Olhando pelo lado das equipes, a integração torna o processo de adaptação à nova funcionalidade mais rápido, uma vez que todos já estão habituados com o sistema utilizado. Além disso, a produtividade é maior, pois todas as tarefas são concentradas em uma única plataforma. Por exemplo: ao integrar a assinatura digital ao sistema da empresa, não é preciso abrir outro software para realizar a assinatura ou acessar um histórico. Tudo é feito no mesmo lugar. Vamos ver mais detalhes sobre isso a seguir.
A assinatura digital é uma tecnologia que utiliza criptografia para dar validade jurídica a documentos. Ela vale da mesma forma que uma assinatura feita em papel e registrada em cartório. Com isso, as empresas podem eliminar o gasto com papéis e impressões e agilizar os processos que envolvem contratos, procurações e outros documentos.
Saiba tudo sobre assinatura digital no nosso infográfico!
Para assinar um documento digitalmente, é necessário ter um certificado digital e acessar um software de assinatura digital. Quando o volume de assinaturas realizadas por uma empresa - seja nos processos internos, seja de clientes - é muito grande, vale a pena investir na integração de soluções e adicionar os recursos de certificação e assinatura digital às funcionalidades do sistema que já utiliza.
A forma mais fácil de realizar essa integração é por meio de uma API (do inglês Application Programming Interface, traduzido como Interface de Programação de Aplicação). Ela serve como um guia, que dá instruções e cria padrões de programação que possibilita integrar softwares distintos. Assim, o sistema da sua empresa pode passar a contar com uma solução desenvolvida por especialistas na área, com segurança garantida e seguindo todas as normas da ICP-Brasil, o órgão que regula a certificação digital no país.
Ao integrar a assinatura digital de documentos, sua equipe e/ou clientes poderão realizar, por meio do próprio sistema, todas as rotinas de assinatura digital, entre elas a geração e verificação de assinaturas dentro dos padrões de assinatura digital. Não é necessário acessar um software externo, isso torna o trabalho mais ágil, aumenta a produtividade da equipe e é um grande diferencial para os usuários e clientes.
Com a API de assinatura digital da BRy, o sistema da sua empresa estará preparado para realizar diversas rotinas relacionadas à certificação digital, entre elas: