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O aumento do uso de dispositivos eletrônicos para diversas operações na vida pessoal e profissional dos brasileiros prova a necessidade de cuidados com a segurança da informação. A identificação biométrica é um dos principais recursos para amparar essa demanda.
Conforme a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2021, 50% das transações financeiras no Brasil foram realizadas pelo celular. O mobile banking se tornou, naquele ano, o canal dominante, de modo que a segurança cibernética conquistou o posto de uma das principais prioridades para empresas de diversos segmentos, não só financeiro.
A biometria pode ser a solução para um crescimento escalável e fundamentado nas novas regulamentações para confiabilidade de sistemas. Ela pode ser útil em relatórios, contratos, assinaturas de serviços, diplomas e muito mais.
A biometria é a possibilidade de identificação de um ser humano a partir de informações únicas, correspondentes a características físicas ou comportamentais. Somada à tecnologia, a técnica conta com sensores que fazem a leitura e interpretação gráfica de uma pessoa.
Com a gravação e verificação por comparação de dados já existentes em um sistema, é possível legitimar ou não uma ação, como o acesso a locais restritos, operações no internet banking ou assinatura contratual.
As informações individuais que podem ser armazenadas por sistemas — desde que haja a autorização prévia do indivíduo — são referentes a:
Os sistemas, assim, capturam e avaliam a qualidade dos dados. Posteriormente, ele os registra e os relaciona a um único titular. Desse modo, quando alguém deseja ter acesso a algo restrito, os padrões apresentados no momento são comparados com aqueles já registrados. Portanto, é como se a biometria fosse uma senha.
Existem várias maneiras de aplicar a biometria na autenticação de um processo. Suas soluções são amplamente procuradas por empresas que desejam proporcionar procedimentos seguros ao público e acompanhar a transformação paperless na gestão de processos.
Afinal, a biometria é útil ao desburocratizar a rotina corporativa. Com isso, ela é capaz de agregar agilidade e eficiência às atividades.
A leitura biométrica pode ser feita por diferentes meios, como:
Cada uma delas pode ser aplicada em diferentes questões, como acesso a locais restritos, assinaturas de documentos digitais ou até mesmo para registro para fins de controle de jornada trabalhista.
São diversificadas as opções de verificação biométrica no ambiente corporativo. De modo geral, elas oferecem ganho de tempo, aumento da confiança e redução das chances de equívocos, fraudes ou erros de informação.
Por isso, as experiências dos clientes, assim como dos colaboradores que ali prestam serviços, tornam-se mais descomplicadas e eficientes.
É muito comum que, ao abrir uma nova conta em um banco digital ou em fintechs, o aplicativo solicite uma selfie. Isto é, uma foto do rosto de quem está se cadastrando.
Este é um modelo já bastante difundido de comprovação, inclusive utilizado por inúmeros órgãos públicos para acesso a portais, como o Meu INSS e o Gov.br. Neste caso, aplicam-se tecnologias dotadas de mecanismos de reconhecimento facial.
Ainda, o varejo usufrui da identificação biométrica facial para melhorar seus serviços. Ao cruzar dados e contar com mecanismos de reconhecimento na cobrança, previne dores de cabeça aos clientes.
Isso é de extrema relevância, principalmente diante dos resultados do levantamento da CDL/SPC Brasil, que apurou que seis a cada dez consumidores sofreram algum tipo de fraude financeira em 2021.
Na pesquisa, 13% dos entrevistados tiveram o nome usado em aquisições de itens ou de serviços a partir de documentos falsos, o que poderia ter sido evitado com o uso de tecnologias biométricas.
As transações financeiras migraram para o mundo digital. Nele é possível abrir contas, solicitar cartões, obter crédito e contratar uma série de outros produtos e serviços disponibilizados pelas empresas do setor.
A expansão dos canais digitais levou essas instituições a aumentar a adesão aos recursos de biometria. Eles são combinados aos algoritmos treinados para a emissão de alertas diante de suspeitas de fraudes ou tentativas de acesso a contas sem a devida autorização.
De acordo com um estudo promovido pela Visa em parceria com a AYTM Market Research:
É cada vez mais comum a presença de portarias eletrônicas nos condomínios residenciais e comerciais. Nelas, os sistemas inteligentes e catracas digitais são instrumentalizados com tecnologias biométrias, que utilizam a leitura facial ou digital para a liberação de acessos.
Além disso, há uma tendência de adoção de sistemas de reconhecimento facial nos aeroportos brasileiros. Com isso, o check-in e a liberação para o embarque do passageiro contarão com a precisão na averiguação de sua identidade. Isso facilitará a atuação de órgãos de fiscalização, como a Polícia Federal e a Anvisa, além de promover a segurança em voos.
Marcar o horário de entrada e saída de funcionários é uma tarefa rotineira nas empresas que passou a contar com mecanismos mais íntegros e juridicamente seguros. É o caso do registro de ponto biométrico, que faz a leitura da impressão digital dos colaboradores.
Além disso, devido à adoção crescente da flexibilização na prestação de serviços com o home office e o trabalho híbrido, as soluções integradas de certificação digital viabilizaram o registro de ponto à distância.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) define que as informações coletadas por biometria são dados sensíveis. Isso significa que manter uma base com esse tipo de referência demanda cuidados rigorosos com seu colhimento, tratamento e uso.
As empresas precisam adotar alguns critérios de segurança ao escolher fornecedores de sistemas, que devem estar alinhados às diretrizes da legislação.
A utilização de dispositivos de qualidade é outro ponto indispensável. Afinal, a qualidade do escaneamento e a armazenagem dos dados depende do uso de equipamentos adequados. Em caso contrário, a base de dados de comparação poderá ser afetada e se tornar inútil.
Agora você já sabe como o que é identificação biométrica e como ela oferece uma camada adicional de segurança para o registro de ponto, contratações online e acesso a locais restritos.
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A identificação biométrica representa um avanço significativo na segurança e na autenticação de usuários, oferecendo soluções mais precisas e convenientes em comparação com métodos tradicionais, como senhas.
Com a diversidade de tipos de biometria, como impressões digitais, reconhecimento facial e íris, essa tecnologia se torna cada vez mais relevante em diversos setores, desde dispositivos pessoais até sistemas de segurança pública.
À medida que a tecnologia avança, é crucial abordar questões de privacidade e proteção de dados, garantindo que a implementação da biometria seja feita de forma ética e segura.
Os principais benefícios incluem maior segurança, conveniência no acesso e a redução do risco de fraudes, uma vez que as características biométricas são únicas para cada pessoa.
Embora a biometria ofereça um alto nível de segurança, ela não é infalível. É importante combiná-la com outros métodos de autenticação para aumentar a proteção.
A coleta e o armazenamento de dados biométricos levantam questões sobre privacidade e uso indevido. É essencial que as organizações implementem medidas rigorosas de proteção e transparência no uso desses dados.