bry-logo-azul-pq

e-CNPJ: o que é, como fazer e benefícios para empresas

por Bry Marketing
publicado em 25 de abril de 2016

Em uma realidade cada vez mais informatizada, a certificação digital é um passo importante para grandes empresas pouparem tempo e dinheiro. 

Com um e-CNPJ, empresas ganham agilidade e segurança no mundo digital, facilitando a circulação de documentos importantes de forma eletrônica e o cumprimento de compromissos fiscais. 

Essa tecnologia é um certificado digital para empresas. Ele funciona como uma identidade digital para pessoas jurídicas e pode ser solicitada rapidamente em qualquer Autoridade Certificadora (AC) da ICP-Brasil reconhecida pela Receita Federal.

Se você ainda está em dúvida sobre as vantagens de adquirir o e-CNPJ para sua empresa, continue a leitura para entender melhor seus recursos e o que fazer para solicitá-lo. Acompanhe! 

Fique por dentro do universo da certificação digital. Saiba como aproveitar suas tecnologias
[ebook] Descomplicando a certificação digital

O que é e-CNPJ: certificado digital para empresas

O e-CNPJ funciona como um documento da empresa no mundo virtual, vinculado à pessoa jurídica através de uma chave criptográfica. 

Ele atesta a identidade do assinante de um documento digital, garantindo integridade, autenticidade e o não-repúdio em transações comerciais e financeiras. Com o e-CNPJ, a empresa garante uma troca de informações com sigilo e segurança.

A solução também permite a assinatura de documentos eletrônicos com assinatura digital, o que proporciona mais agilidade e redução de custos no fechamento de negócios, assim como o atendimento aos compromissos fiscais dentro dos prazos.

Leia também: Certificado digital e assinatura digital: entenda as diferenças

Quem pode ter um certificado e-CNPJ?

O e-CNPJ está disponível para empresas legalmente constituídas, em atividade e inscritas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Portanto, pessoas jurídicas com situação cadastral suspensa, cancelada ou inapta, não podem obter o certificado digital.

Quais são os tipos de e-CNPJ?

Certificados digitais do tipo A estão disponíveis para e-CNPJ. São os mais utilizados, pois viabilizam a assinatura digital em qualquer formato de documento. 

Seus recursos permitem identificar o signatário, atestar a autenticidade da operação e confirmar a integridade do arquivo que está sendo assinado.

Quanto ao nível de segurança criptográfica, os certificados A para e-CNPJ são classificados nos tipos A1 e A3.

e-CNPJ A1

É um certificado que utiliza chaves de 1024 bits geradas por um software armazenado no computador pessoal do titular, acessível por login e senha. 

Não utiliza, portanto, smart cards ou tokens e oferece menor mobilidade, já que o usuário precisa acessar o computador onde está armazenado o e-CNPJ para poder assinar digitalmente. 

Devido aos seus recursos de autenticidade, é considerado um certificado de menor segurança.

Validade: 1 ano.

Confira também o e-book: Certificados A1: segurança e responsabilidade do titular

e-CNPJ A3 

Oferece o nível mais alto de criptografia e, por isso, é o e-CNPJ mais seguro. 

Suas chaves são geradas pelo smart card ou token, dispositivos que podem armazenar o certificado. Devido a isso, proporciona maior mobilidade para os signatários, que podem assinar documentos de qualquer lugar desde que estejam com o dispositivo.

 O e-CNPJ A3 também pode ser armazenado na nuvem, o que flexibiliza ainda mais o seu uso.

Validade: até 3 anos.

Quando usar e-CNPJ: vantagens e utilidades

Imagine a seguinte situação: para fechar um negócio, gera-se um contrato de 20 páginas, em três vias. Este documento precisa passar por diversos setores, onde ele é assinado pelos responsáveis, até chegar ao presidente, que dá a última canetada. 

Depois de todo esse processo, ainda é necessário ir ao cartório, gerando ainda mais custos com transporte e estacionamento, e também pode ser necessário o envio dos documentos pelo correio. No fim de toda a operação, a conta pode facilmente alcançar os três dígitos. 

Se a empresa utiliza um e-CNPJ, todo esse processo é substancialmente simplificado, gerando diversos benefícios. Corta-se o gasto com papel, impressão e envio. Poupa-se tempo com o envio do arquivo e assinatura online, dispensando-se a necessidade de uma pessoa transportar os papéis entre diversos setores de uma mesma empresa.

O uso do e-CNPJ também garante mais segurança ao documento, uma vez que a assinatura digital tem validade jurídica e é muito mais difícil de fraudar do que uma assinatura em documento físico. E tudo isso sem precisar ir a um cartório!

Principais utilidades do e-CNPJ:

Além da assinatura digital de documentos eletrônicos, o e-CNPJ tem diversas outras utilidades e benefícios para as empresas. Com ele é possível: 

  • Cadastrar procurações;
  • Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e os serviços do site da Receita Federal;
  • Retificar o DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal);
  • Entregar declarações;
  • Parcelar dívidas de forma eletrônica;
  • Acompanhar processos pela internet sem necessidade de se deslocar até um órgão público, parceiro ou cliente;
  • Consultar e efetuar atualização de cadastros de contribuinte como pessoa jurídica.

Como fazer um e-CNPJ?

Se a sua empresa está apta a obter um e-CNPJ, basta procurar uma Autoridade Certificadora (AC) vinculada à ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) e habilitada pela AC da SRF (Secretaria da Receita Federal). Essas autoridades têm autorização para emitir, revogar e gerenciar os certificados.

As solicitações e aprovações, no entanto, ficam sob responsabilidade das Autoridades de Registro (ARs), que são vinculadas a uma AC. 

Os agentes de registro também podem identificar os titulares de certificados, bem como verificar e validar essas informações. As ARs podem ser até mesmo empresas que já atuam na área de certificação digital.

Vale lembrar que as solicitações podem ser feitas pela internet, mediante preenchimento de dados e envio do pedido de e-CNPJ. 

A renovação e a revogação  do e-CNPJ também podem ser feitas online

Todo e qualquer certificado digital possui um prazo de validade e é necessário renová-lo para evitar problemas na hora de assinar um documento

Para não ser pego de surpresa, é preciso contar com uma solução de assinatura digital que faça a verificação automática do e-CNPJ.

Saiba mais: Confiabilidade do certificado digital: entenda como é feita a validação

A renovação, no entanto, pode ser feita antes de encerrar a validade do certificado. Para renovar, o titular pode acessar a página da AC que emitiu o documento e informar os dados solicitados. 

É possível, também, revogar um e-CNPJ pela internet junto à AC que emitiu o documento. Outra opção é fazer essa solicitação indo até a AR mais próxima, onde o titular deve explicar as razões para querer revogar o certificado — como a necessidade de atualizar informações contidas no e-CNPJ, perda, roubo ou adulteração do dispositivo onde estava armazenado o certificado.

Quer fazer o e-CNPJ da sua empresa?

O e-CNPJ é indispensável para qualquer empresa que busca economia, eficiência e segurança nos processos. Entre em contato conosco por meio do formulário abaixo: 

Quer saber mais sobre as soluções da Bry?
Preencha o formulário abaixo para falar com os nossos especialistas!

Saiba como nossas soluções geram resultado para nossos clientes:

Foto do case Case ASOEC: tecnologia possibilita emissão de 3 mil diplomas digitais em um dia, processo levava 3 meses
Foto do case Syngular torna-se uma das maiores ACs do país com tecnologia da Bry
Foto do case Com assinatura digital da Bry, Selbetti oferece plataforma mais completa de gestão de documentos e amplia sua participação no mercado
Foto do case O que a Crefisa fez para economizar 64% ao mês com redução de papéis?
Foto do case Como o Banco Inter conseguiu compensar cheques para 5 mil clientes por dia
Foto do case Como a Flex conseguiu agilizar processos internos e reduzir 30 mil folhas de papel
Foto do case Saiba como a Prefeitura de Vitória diminui entrega de exames de 30 dias para 1 semana
Foto do case Como o Ministério Público Federal se integrou ao Judiciário com alto nível de segurança a partir de certificados digitais
Foto do case Como o Grupo Sifra faz 15 mil assinaturas por mês de forma digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram