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Obter uma assinatura online pode parecer complicado, mas na verdade é bastante simples e acessível.
Para saber como ter assinatura digital, você precisará de um certificado digital emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) que garanta a autenticidade e validade legal aos assinantes do contrato.
Esse certificado digital proporciona segurança extra, visto que protege suas informações e garante que a assinatura não seja falsificada ou alterada. No Brasil, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) regula a emissão de certificados digitais, proporcionando um alto nível de segurança.
Neste post, vamos entender como ter uma assinatura digital de forma eficiente e segura.
Antes de saber como ter assinatura digital, vale lembrar que ela é uma forma segura de autenticar documentos eletrônicos. Afinal, garante a integridade do conteúdo e a autenticidade do signatário.
A assinatura digital utiliza criptografia para garantir a autenticidade e a integridade de um documento eletrônico. Ao assiná-lo digitalmente, utiliza-se um certificado digital com as informações sobre o signatário.
O processo de como ter assinatura digital envolve a aplicação de uma chave privada associada ao certificado digital do usuário.
Entender como ter assinatura digital é necessário em diversas transações online. Entretanto, antes, é recomendado conhecer as diferenças entre as assinaturas digitais e eletrônicas. Entenda os conceitos:
Critério | Assinatura Digital (Qualificada) | Assinatura Eletrônica (Simples e Avançada) |
Tecnologia | Baseada em criptografia assimétrica e certificados | Pode ser apenas um nome digitado ou imagem |
Segurança | Alta, devido ao uso de chaves criptográficas | Variável, dependendo da tecnologia utilizada |
Autenticidade | Alto nível de autenticação | Pode não garantir a identidade do signatário |
Validade Jurídica | Alta (reconhecida pelo ITI e legislação brasileira) | Depende do contexto e aceitação pelas partes |
A assinatura digital assegura que o documento não foi alterado (integridade) e verifica a identidade do signatário (autenticidade).
A criptografia assimétrica é utilizada como uma chave privada, mantida em sigilo, e uma chave pública, disponível para verificação.
Esse mecanismo de chaves garante que somente o titular do certificado digital possa assinar documentos e que qualquer modificação que haja no documento seja detectada.
No Brasil, a assinatura digital tem validade jurídica, conforme a Medida Provisória 2.200-2/2001. A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) regulamenta a emissão de certificados digitais, garantindo a segurança do processo.
O processo de como ter assinatura digital tem aceitação pela justiça brasileira, desde que a qualificação siga os padrões da ICP-Brasil. É possível obtê-la para assinar contratos empresariais ou jurídicos, por exemplo.
Ao entender como ter assinatura digital, vale lembrar que muitas pessoas acreditam que todo documento assinado digitalmente possui validade jurídica. Porém, a validade depende das legislações específicas para cada tipo de documento.
O certificado digital assegura a autenticidade da assinatura, mas isso não garante necessariamente a validade jurídica do que está sendo assinado.
Confira alguns documentos em que é possível usar a assinatura digital:
A validade jurídica dos documentos assinados digitalmente é de extrema importância, uma vez que garante a autenticidade, integridade e segurança das assinaturas eletrônicas.
Por exemplo, suponha que uma empresa de arquitetura tenha negociado com um cliente, por meio de um contrato online, um projeto que incluía o prazo de entrega.
No meio do projeto, a empresa não cumpriu o prazo. Para que o cliente busque seus direitos, se for o caso, a validade jurídica das assinaturas poderão dar respaldo legal para que ele tome medidas em relação à situação.
Com o avanço da tecnologia, as assinaturas digitais têm se tornado uma prática comum e essencial no ambiente empresarial e pessoal, permitindo a formalização de contratos, acordos e outros documentos de forma eletrônica.
Essa validade jurídica confere aos documentos assinados digitalmente a mesma eficácia legal que os documentos assinados de forma tradicional.
Portanto, desempenha um papel relevante na facilitação de processos, redução de burocracia e garantia da segurança jurídica.
Certificados digitais, como e-CPF e e-CNPJ, são ferramentas necessárias para validar a identidade e assinar documentos online com validade jurídica do signatário. A seguir, veja como como ter assinatura digital e utilizar esses certificados de forma prática e eficiente.
Os certificados digitais e-CPF e e-CNPJ têm finalidades distintas.
Ambos permitem a assinatura digital de documentos eletrônicos.
A principais diferenças são:
Para emitir um certificado digital, siga os passos abaixo:
A validade dos certificados varia de 1 a 3 anos, dependendo do tipo.
Após emitir o seu certificado digital, é importante saber como registrá-lo e geri-lo:
Essas ações garantem a continuidade da segurança nas transações eletrônicas.
Com o certificado digital, entender como ter assinatura digital torna-se prático e ágil:
Uma vez que você tenha o seu certificado, já saberá como ter assinatura digital de forma válida e você poderá utilizá-lo para:
Além de saber como ter assinatura digital, é preciso entender que ela oferece uma maneira segura de autenticar e garantir a integridade de documentos eletrônicos. Você pode adotar esta tecnologia para melhorar processos e aumentar a segurança das informações.
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Saber como ter assinatura digital é um processo que traz segurança e praticidade às suas transações e documentos. Para iniciar, você precisa escolher uma AC confiável.
Em seguida, realize sua identificação e forneça os documentos necessários. Após isso, você receberá sua assinatura digital para armazenar no computador ou por meio de um token USB ou certificação em nuvem.
Por fim, saber como ter assinatura digital oferece benefícios como validade legal ao signatário e proteção contra fraudes. Com esses passos, você estará preparado para adotar essa tecnologia e aproveitar todas as vantagens.