A autenticação biométrica é um sistema de identificação. Esse é o recurso de segurança e validação mais seguro que a tecnologia atual oferece, uma vez que é feita uma análise de atributos biométricos.
Isso se torna uma barreira contra fraudes, já que cada pessoa é única. Quando se trata de instituições financeiras, o fator segurança é uma questão ainda mais importante e delicada. Para evitar golpes e aumentar a sua credibilidade, o ideal é incluir a autenticação biométrica ainda no onboarding. Veja como fazer isso e por onde começar.
A autenticação biométrica é a verificação da identidade de uma pessoa a partir de suas características físicas, comportamentais ou biológicas.
Para isso, podem ser avaliados diferentes tipos de atributos, como partes do corpo, genética, tom de voz e até mesmo o jeito de escrever.
Para o seu processo de onboarding, os tipos de autenticação biométrica indicados são:
O onboarding digital é a etapa de integrar o seu cliente a um sistema ou ambiente. No caso de instituições financeiras, esse processo contempla a abertura de contas, contratação de produtos ou adesão a serviços.
Essa é uma forma rápida, prática e um grande diferencial competitivo que as fintechs encontraram. Afinal, o conceito desses negócios e de contas digitais é a praticidade e acessibilidade.
Nesse sentido, o onboarding digital vem sendo a preferência de consumidores que buscam agilidade na sua rotina. E, para atender esse público, desde o cadastro do cliente no sistema da sua instituição até a verificação, é preciso contar com tecnologias de segurança.
Afinal, é nessa etapa que o seu cliente enviará documentos, dados pessoais e bancários, ou seja, informações sensíveis.
O papel da biometria facial no processo de onboarding digital é o de proteger a sua instituição financeira e o seu cliente.
Para isso, os sistemas de autenticação biométrica atuam na identificação das identidades, como barreira para fraudes. Dessa forma, evitam-se crimes, golpes e riscos financeiros para você e para o seu cliente.
As camadas de segurança, quando aplicadas corretamente, não se tornam um empecilho para o cliente.
Muitos gestores ainda acreditam que processos demais podem ser cansativos. No entanto, isso é um equívoco.
A autenticação biométrica em processos de onboarding é prática, funcional, rápida e de fácil aplicabilidade. Por isso, destacamos as principais vantagens para você:
A implementação da autenticação biométrica no onboarding digital é feita por meio de uma API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações).
Trata-se de uma tecnologia que permite fazer a integração e comunicação entre softwares, para desenvolver plataformas e disponibilizar outros recursos para os seus clientes.
Por exemplo, no caso da autenticação biométrica, você utiliza uma API da BRy para que possa implementar a identificação biométrica no seu onboarding.
Na verdade, as APIs são a única maneira de incluir a autenticação biométrica para o seus sistemas. Fora isso, você precisaria desenvolver uma aplicação própria. Portanto, utilizar uma API terceirizada é uma forma de reduzir custos com desenvolvimento, garantir mais segurança de aplicações que já foram testadas, atualizadas e já estão em uso.
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