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Como incluir autenticação biométrica no onboarding de clientes

por Bry Marketing
publicado em 9 de fevereiro de 2023

A autenticação biométrica é um sistema de identificação. Esse é o recurso de segurança e validação mais seguro que a tecnologia atual oferece, uma vez que é feita uma análise de atributos biométricos. 

Isso se torna uma barreira contra fraudes, já que cada pessoa é única. Quando se trata de instituições financeiras, o fator segurança é uma questão ainda mais importante e delicada. Para evitar golpes e aumentar a sua credibilidade, o ideal é incluir a autenticação biométrica ainda no onboarding. Veja como fazer isso e por onde começar. 

O que é autenticação biométrica? 

A autenticação biométrica é a verificação da identidade de uma pessoa a partir de suas características físicas, comportamentais ou biológicas. 

Para isso, podem ser avaliados diferentes tipos de atributos, como partes do corpo, genética, tom de voz e até mesmo o jeito de escrever. 

Para o seu processo de onboarding, os tipos de autenticação biométrica indicados são:

Onboarding de clientes em instituições financeiras 

O onboarding digital é a etapa de integrar o seu cliente a um sistema ou ambiente. No caso de instituições financeiras, esse processo contempla a abertura de contas, contratação de produtos ou adesão a serviços. 

Essa é uma forma rápida, prática e um grande diferencial competitivo que as fintechs encontraram. Afinal, o conceito desses negócios e de contas digitais é a praticidade e acessibilidade. 

Nesse sentido, o onboarding digital vem sendo a preferência de consumidores que buscam agilidade na sua rotina. E, para atender esse público, desde o cadastro do cliente no sistema da sua instituição até a verificação, é preciso contar com tecnologias de segurança. 

Afinal, é nessa etapa que o seu cliente enviará documentos, dados pessoais e bancários, ou seja, informações sensíveis.

Qual o papel da biometria facial nesse processo? 

O papel da biometria facial no processo de onboarding digital é o de proteger a sua instituição financeira e o seu cliente. 

Para isso, os sistemas de autenticação biométrica atuam na identificação das identidades, como barreira para fraudes. Dessa forma, evitam-se crimes, golpes e riscos financeiros para você e para o seu cliente. 

As vantagens da autenticação biométrica no onboarding de instituições financeiras 

As camadas de segurança, quando aplicadas corretamente, não se tornam um empecilho para o cliente. 

Muitos gestores ainda acreditam que processos demais podem ser cansativos. No entanto, isso é um equívoco. 

A autenticação biométrica em processos de onboarding é prática, funcional, rápida e de fácil aplicabilidade. Por isso, destacamos as principais vantagens para você:

  • Não há necessidade do cliente se deslocar
  • Redução de custos para a sua instituição
  • Bloqueio de hackers e criminosos 
  • Processo simples de implementação
  • Credibilidade para a marca da sua instituição
  • Segurança
  • Melhor experiência para o seu cliente

Como incluir a autenticação biométrica no onboarding de clientes? 

A implementação da autenticação biométrica no onboarding digital é feita por meio de uma API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicações). 

Trata-se de uma tecnologia que permite fazer a integração e comunicação entre softwares, para desenvolver plataformas e disponibilizar outros recursos para os seus clientes. 

Por exemplo, no caso da autenticação biométrica, você utiliza uma API da BRy para que possa implementar a identificação biométrica no seu onboarding. 

Na verdade, as APIs são a única maneira de incluir a autenticação biométrica para o seus sistemas. Fora isso, você precisaria desenvolver uma aplicação própria. Portanto, utilizar uma API terceirizada é uma forma de reduzir custos com desenvolvimento, garantir mais segurança de aplicações que já foram testadas, atualizadas e já estão em uso. 

Pronto para subir o seu nível de conhecimento em biometria? Acesse o material Biometria: tudo o que você precisa saber para implementar e dê os primeiros passos para uma melhor experiência para o seu cliente e a camadas de segurança na sua instituição financeira.

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