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Como assinar documento com certificado digital? Isso se tornou algo frequente na rotina de muitos profissionais. Esse formato de assinatura possui um nível máximo de segurança, mas desde que respeite às exigências legais e siga os passos necessários.
A Bry Signer descomplica as etapas da assinatura eletrônica. Ela é uma plataforma intuitiva, que dispensa instalações e oferece praticidade. Seu software na nuvem necessita apenas de uma extensão no navegador para o acesso ao certificado digital.
Portanto, além de reduzir os custos associados à assinatura de documentos físicos, um assinador eletrônico como a Bry Signer otimiza a rotina dos profissionais e desburocratiza o dia a dia no escritório.
O processo de como assinar documento com certificado digital depende de uma série de etapas. Elas se iniciam com a obtenção do assinador e passa por uploads e solicitações até a devida assinatura.
Não tem como assinar documento com certificado digital sem o possuir. Por isso, é necessário obtê-lo. O certificado precisa ser validado pela ICP-Brasil, o que exige que sua emissão tenha sido feita por uma Autoridade Certificadora (AC).
Essa autoridade é quem recebe a solicitação para expedição de certificado. O pedido, por sua vez, acompanha um formulário eletrônico que contém dados do solicitante que, além de entregá-lo, precisa agendar uma validação presencial ou por videoconferência em uma Autoridade de Registro (AR).
Caso o solicitante opte pela validação presencial, deverá se dirigir à AR com os documentos de identificação em mãos. Os dados biométricos são coletados e, então, dá-se continuidade ao processo. Caso haja alguma suspeita de fraude na avaliação dos dados, a emissão é interrompida.
Já a validação por videoconferência só é possível caso a pessoa solicitante tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida a partir de 2017. Ou, ainda, caso já tenha feito um certificado digital antes.
Em caso positivo para qualquer uma dessas duas situações, os dados biométricos serão coletados por uma captura facial. Logo depois, o agente de registro autoriza a emissão do certificado digital pela AC.
O segundo passo de como assinar documento com certificado digital é se cadastrar em um assinador, como o disponibilizado pela Bry Signer. Para isso, é preciso inserir seus dados na plataforma e realizar uma verificação por e-mail.
O processo é bem simples e intuitivo. Ele pode ser feito por meio deste link, onde você pode entrar em contato com um dos especialistas da Bry e obter todas as informações necessárias para criar uma conta em instantes.
Com o cadastro e o login feitos, passa-se à criação e à definição da assinatura. Para isso, é necessário escolher quem serão os signatários e criar as respectivas assinaturas. A Bry Signer oferece 3 modalidades:
Assim, é necessário selecionar a modalidade desejada e adicionar os dados dos signatários. Além disso, é importante selecionar a opção de assinatura que você precisa:
Além dessas opções, a Bry Signer também possibilita a realização da assinatura híbrida. Ela corresponde ao documento que pode conter a assinatura com certificado digital e sem certificado digital.
Após a definição dos signatários e da modalidade de assinatura, passa-se ao upload dos documentos que será assinado.
O sistema Bry permite a assinatura em lote. Nesta hipótese, vários documentos são assinados simultaneamente. Mas, atenção: os documentos enviados devem estar em formato PDF e ter até 50mb por até 10 usuários.
Após o envio do documento, é necessário clicar em “posicionar assinaturas”. Dessa forma, seleciona-se um signatário e, então, os campos que se deseja adicionar na documentação, como nome e endereço de e-mail.
A plataforma também permite a inserção de selos de assinatura, rubrica personalizada ou outros dados relevantes para a personalização do documento.
Porém, esses recursos não representam a assinatura em si. Eles funcionam apenas como uma indicação gráfica para facilitar a identificação do documento assinado. Afinal, a verdadeira assinatura estará no código do arquivo.
Com as assinaturas devidamente posicionadas, basta clicar em “solicitar assinaturas” para realizar o envio automático do documento aos signatários. Eles receberão o link por e-mail e poderão assiná-los rapidamente e sem complicações.
Após receberem o documento, basta que os signatários cliquem em “realizar assinatura” e sigam os passos para baixar a extensão da Bry no navegador utilizado. É neste momento que o certificado digital será utilizado. Resta concluir a assinatura e fazer o download do documento assinado.
Aliás, uma vez ativada a extensão, não será necessário ativá-la novamente nas próximas assinaturas. Com isso, os processos futuros se tornam ainda mais ágeis e cômodos.
A Bry é sinônimo de inovação e segurança para a criação e validação de assinaturas digitais nos padrões da ICP-Brasil. Somos a escolha definitiva para empresas e pessoas que buscam soluções sem riscos de fraude para assinar documentos online.
Somos trust tech, usamos tecnologias que promovem a confiança em transações digitais, como blockchain e criptografia. Elas garantem a segurança, transparência e a autenticidade das interações online, reduzindo fraudes e aumentando a confiança entre usuários e plataformas.
Com um compromisso inabalável com a validação de documentos eletrônicos, a Bry é referência no Brasil em certificação, assinatura, biometria e carimbo do tempo.
Nossos produtos exclusivos, como Bry Signer, Bry Timestamp, Bry ID e Bry Cert, oferecem uma gama diversificada de ferramentas para atender às necessidades específicas de cada empresa, ou indivíduos que precisam assinar documentos digitalmente.
O nosso suporte de alto nível garante que nossos clientes tenham a assistência necessária em cada etapa do processo, proporcionando tranquilidade e confiança em diversas operações digitais.
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Confie na Bry para contar com o que há de melhor em termos de criptografia e para fazer suas assinaturas eletrônicas!
A assinatura de documentos com certificado digital representa uma evolução para transações e formalizações de contratos. A tecnologia proporciona agilidade, segurança e autenticidade.
Para que isso seja verdade, todavia, é indispensável que o processo de como assinar documento digital ocorra conforme as normas vigentes e com as etapas necessárias.
Ao optar por assinar documentos digitalmente, temos a chance de acompanhar as inovações tecnológicas e de promover uma cultura de segurança e responsabilidade.