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Go-to-market: API de assinatura digital como estratégia para conquistar mercado

por Bry Marketing
publicado em 25 de novembro de 2021

Digitalização, avanço de algumas legislações relacionadas à assinatura digital, necessidade de adequação à LGPD, compliance digital e garantia de segurança em processos digitais: motivos não faltam para integrar a funcionalidade de assinatura digital em aplicações. E as APIs são a maneira mais simples e rápida de fazer isso. 

Neste artigo vamos explicar como a assinatura digital - e, mais especificamente, as APIs de assinatura digital - podem fazer parte de uma estratégia de go-to-market de empresas de softwares. Acompanhe! 

Por que integrar assinatura digital ao seu software

  • Força probatória de documentos eletrônicos: ter a funcionalidade de assinatura digital garantirá a validade jurídica de documentos. 
  • Simplificação e rapidez de processos: se a criação de documentos já é eletrônica, a assinatura e validação digitais garantem que todo o fluxo do documento, desde o envio para as partes até o  arquivamento, seja eletrônico também. Em termos de processos, há um salto em simplificação e rapidez. Nós calculamos que o tempo de assinatura, por exemplo, cai em 90%.
  • Melhorar a usabilidade do sistema: ao continuar utilizando papel ou, então, adotar uma solução externa de assinatura digital, a usabilidade do software pode ser afetada. Ter a funcionalidade de assinatura dentro do sistema é o fim do troca-troca de documentos. Você terá uma plataforma tudo-em-um com recursos de alto nível, mesmo que não seja expert na solução. Assim, o usuário não precisa acessar outro sistema só para realizar e a assinatura é feita sem complicações. 
  • Segurança: simplificar o processo de assinatura digital de documentos reduz possíveis erros e vulnerabilidades. Além disso, o certificado digital garante a validade das assinaturas digitais por meio de criptografia complexa. Isso torna a assinatura digital tão segura quanto a manual. 
  • Diferencial competitivo: ter a assinatura digital torna o produto mais atraente para o mercado, que já vem exigindo essa funcionalidade dentro de aplicações. 
  • Transformação paperless: integrar a assinatura digital no sistema é criar todas as condições necessárias para deixar o uso do papel. Com ela, todo o trâmite de documentos eletrônicos será dentro do software. 
  • Eliminação de custos do papel: pode parecer inerente ao negócio, mas o gasto com impressão, taxas de translado e de cartório, arquivamento e possíveis despesas com extravio é alto. Com assinatura digital dentro do sistema, ele deixa de existir automaticamente.

Leia também: Como integrar assinatura digital ao software da sua empresa

Go-to-market: inclua assinatura digital na sua estratégia

Antes de lançar um produto ou serviço, você precisa entender se o mercado não está saturado, para quem está vendendo, em que canais deve estar, entre várias outras coisas. Esse mapeamento ajuda a evitar falhas e a alinhar expectativas em relação a um produto e faz parte de uma estratégia de go-to-market.

Trata-se de um plano criado para lançar um produto no mercado. Para isso, ela identifica alguns elementos:

  • Proposta de valor: que problema seu produto resolve? Qual é o seu produto?
  • Público-alvo e persona: quem tem o problema que o seu produto resolve?
  • Concorrentes: quem já oferece algo similar ao seu produto?
  • Estratégia de vendas: como o produto vai ser posicionado, como será vendido?

Essa estratégia pode se aplicar à pergunta “devo ou não incluir a solução de assinatura digital em meu software?”

A funcionalidade, por exemplo, responde a inúmeros desafios. Como vimos, ela garante a validação e formalização de documentos, simplifica o fluxo, mantém a usabilidade, dá segurança e diminui os custos de uma operação. Tais fatores a tornam um elemento-chave de uma proposta de valor. 

Em relação à concorrência, ela pode ser o diferencial do seu produto, sobretudo se o mercado tem similares. Você vai ao mercado com um sistema mais completo e seguro, que digitaliza totalmente um fluxo que envolve documentos.

API de Assinatura Digital: integre a solução com facilidade

Apesar de melhorar a proposta de valor e de ser um diferencial de peso em relação à concorrência, desenvolver internamente uma solução de assinatura digital para o software como parte de uma estratégia de go-to-market é desafiador. 

A integração por meio da API de um fornecedor de confiança é um acelerador e tem facilidades.

Em termos de desenvolvimento, não há impacto na equipe e no roadmap do produto. A API de assinatura digital, aliás, pode ser integrada ao software de forma experimental, ser testada com um grupo pequeno de usuários e ter a adesão de potenciais clientes validada na prática. 

Uma vez implementada por API, atualizações e melhorias ficam ambas nas mãos do fornecedor, assim como resiliência e performance da comunicação entre os sistemas

Isso se reflete no investimento para aderir à funcionalidade: após a integração a cobrança é feita por assinatura requisitada. 

Com as APIs também não há preocupação com o time-to-marketing, que fica radicalmente menor do que o de um possível desenvolvimento interno. Assim, o software resolve rápido o problema dos usuários.

Conte com a BRy Tecnologia como parceira comercial 

Especialista em formalização digital com 20 anos de mercado, a BRy pode ser parceira comercial de empresas que desejam levar a seus clientes a solução de assinatura digital e outras tecnologias por meio de APIs.

Para isso, a BRy adota uma arquitetura resiliente e robusta, cujos serviços podem ser escalados separadamente e ser reutilizados em múltiplas aplicações com altíssima performance.

A BRy adota o melhor padrão de mercado para as APIs, com:

  • Arquitetura REST
  • Autenticação OAuth
  • Boa documentação e
  • Webhook.

Para a integração, levamos autonomia para os desenvolvedores. Ao entrar em nossa plataforma, além de toda a documentação necessária com exemplos em diversas linguagens de programação, cada usuário começa com 10 créditos e acesso a um certificado específico para teste. 

A BRy tem ajudado parceiros a transformar seu ecossistema. Esse é o caso da Selbetti, desenvolvedora de um sistema de gestão de documentos eletrônicos. Com a funcionalidade de assinatura digital, ela resolveu o desafio do mercado e atraiu novos clientes, obtendo um aumento de 20% da carteira em 2020.

A Flex, empresa que oferece soluções para relacionamento com clientes, transformou a operação de seu RH. O setor intermedeia a contratação de cerca de mil pessoas por mês. 

Antes da assinatura digital, o processo de contratação consumia, segundo estimativa da própria empresa, 30 mil folhas de papel mensais. Isso sem contar os custos de transporte e armazenamento. 

A Flex adotou tecnologias da BRy e criou o sistema YAKY - Zero Paper, uma solução para gestão de documentos e assinatura digital.  Desta forma, o setor se tornou paperless, estendendo o benefício a seus 80 clientes. 

Para saber mais sobre a comunicação de aplicações por meio de APIs, acesse o infográfico Integração de assinatura digital via API  e faça o teste grátis das soluções da BRy.

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