Digitalização, avanço de algumas legislações relacionadas à assinatura digital, necessidade de adequação à LGPD, compliance digital e garantia de segurança em processos digitais: motivos não faltam para integrar a funcionalidade de assinatura digital em aplicações. E as APIs são a maneira mais simples e rápida de fazer isso.
Neste artigo vamos explicar como a assinatura digital - e, mais especificamente, as APIs de assinatura digital - podem fazer parte de uma estratégia de go-to-market de empresas de softwares. Acompanhe!
Leia também: Como integrar assinatura digital ao software da sua empresa
Antes de lançar um produto ou serviço, você precisa entender se o mercado não está saturado, para quem está vendendo, em que canais deve estar, entre várias outras coisas. Esse mapeamento ajuda a evitar falhas e a alinhar expectativas em relação a um produto e faz parte de uma estratégia de go-to-market.
Trata-se de um plano criado para lançar um produto no mercado. Para isso, ela identifica alguns elementos:
Essa estratégia pode se aplicar à pergunta “devo ou não incluir a solução de assinatura digital em meu software?”
A funcionalidade, por exemplo, responde a inúmeros desafios. Como vimos, ela garante a validação e formalização de documentos, simplifica o fluxo, mantém a usabilidade, dá segurança e diminui os custos de uma operação. Tais fatores a tornam um elemento-chave de uma proposta de valor.
Em relação à concorrência, ela pode ser o diferencial do seu produto, sobretudo se o mercado tem similares. Você vai ao mercado com um sistema mais completo e seguro, que digitaliza totalmente um fluxo que envolve documentos.
Apesar de melhorar a proposta de valor e de ser um diferencial de peso em relação à concorrência, desenvolver internamente uma solução de assinatura digital para o software como parte de uma estratégia de go-to-market é desafiador.
A integração por meio da API de um fornecedor de confiança é um acelerador e tem facilidades.
Em termos de desenvolvimento, não há impacto na equipe e no roadmap do produto. A API de assinatura digital, aliás, pode ser integrada ao software de forma experimental, ser testada com um grupo pequeno de usuários e ter a adesão de potenciais clientes validada na prática.
Uma vez implementada por API, atualizações e melhorias ficam ambas nas mãos do fornecedor, assim como resiliência e performance da comunicação entre os sistemas.
Isso se reflete no investimento para aderir à funcionalidade: após a integração a cobrança é feita por assinatura requisitada.
Com as APIs também não há preocupação com o time-to-marketing, que fica radicalmente menor do que o de um possível desenvolvimento interno. Assim, o software resolve rápido o problema dos usuários.
Especialista em formalização digital com 20 anos de mercado, a BRy pode ser parceira comercial de empresas que desejam levar a seus clientes a solução de assinatura digital e outras tecnologias por meio de APIs.
Para isso, a BRy adota uma arquitetura resiliente e robusta, cujos serviços podem ser escalados separadamente e ser reutilizados em múltiplas aplicações com altíssima performance.
A BRy adota o melhor padrão de mercado para as APIs, com:
Para a integração, levamos autonomia para os desenvolvedores. Ao entrar em nossa plataforma, além de toda a documentação necessária com exemplos em diversas linguagens de programação, cada usuário começa com 10 créditos e acesso a um certificado específico para teste.
A BRy tem ajudado parceiros a transformar seu ecossistema. Esse é o caso da Selbetti, desenvolvedora de um sistema de gestão de documentos eletrônicos. Com a funcionalidade de assinatura digital, ela resolveu o desafio do mercado e atraiu novos clientes, obtendo um aumento de 20% da carteira em 2020.
A Flex, empresa que oferece soluções para relacionamento com clientes, transformou a operação de seu RH. O setor intermedeia a contratação de cerca de mil pessoas por mês.
Antes da assinatura digital, o processo de contratação consumia, segundo estimativa da própria empresa, 30 mil folhas de papel mensais. Isso sem contar os custos de transporte e armazenamento.
A Flex adotou tecnologias da BRy e criou o sistema YAKY - Zero Paper, uma solução para gestão de documentos e assinatura digital. Desta forma, o setor se tornou paperless, estendendo o benefício a seus 80 clientes.
Para saber mais sobre a comunicação de aplicações por meio de APIs, acesse o infográfico Integração de assinatura digital via API e faça o teste grátis das soluções da BRy.