O sistema de franquias é uma ótima oportunidade para expansão rápida de um negócio. Ele permite ao franqueador - aquele que cede sua marca e modelo de negócios para terceiros, sendo remunerado por isso - expandir e escalar o negócio de maneira mais rápida, além de fortalecer e dar capilaridade à marca com baixo investimento próprio. Neste post, vamos ver quais são os principais desafios desse modelo e como a tecnologia de certificação digital pode ajudar. Confira!
Para que o sistema de franquias tenha sucesso, é preciso ter uma gestão eficiente, atenta aos acordos e com processos bem definidos. Veja quais são os principais desafios para as empresas que operam nesse modelo:
Continue nos acompanhando para saber como tecnologias podem ajudar os franqueadores a superar alguns desses desafios.
O certificado digital corporativo pode ajudar a transpor os desafios de gestão de contratos. Ele é um tipo de certificado digital indicado para processos internos de empresas, como é o caso dos acordos entre franqueador e franqueado. Com ele, é possível fazer a assinatura digital de documentos eletrônicos. Entre as principais vantagens estão:
Com o certificado digital corporativo você pode promover a transformação paperless na sua franqueadora. Ele permite a autenticação segura de documentos eletrônicos. Assim, sua empresa pode desmaterializar os processos, tornando-o eletrônico desde o início e reduzindo custos com impressão, envio e armazenamento de documentos.
Com tecnologias de certificação digital, a coleta de assinaturas pode ser feita em minutos, reduzindo drasticamente o tempo de abertura de franquias e economizando na tramitação de documentos. O processo é simples: basta fazer o upload do documento na plataforma, nomear a coleta, inserir e-mail das pessoas que vão assinar e definir algumas preferências. Após o início da coleta, os assinantes recebem por e-mail um link para realizar a assinatura. É rápido e prático!
Economicamente viável para franqueadoras que precisam despachar os contratos para diversas localidades distantes. Os processos ficam bem mais ágeis pois não precisam contar com prazos de envio de correios ou transportadoras, além de outras logísticas que envolvem documentos em papel.
Fica muito mais fácil realizar a gestão dos contratos, acompanhar os processos de coleta de assinatura e vigência. Os documentos podem ser armazenados em nuvem, com acesso fácil e rápido, e não correm o risco de perda e extravio durante o vai e vem de envio e recebimentos dos contratos.
De acordo com a Medida Provisória nº 2.200, a assinatura digital com o certificado digital corporativo confere validade jurídica aos documentos, desde que haja um acordo prévio entre as partes. Assim, os contratos ficam em compliance e têm amparo legal, protegendo franqueador e franqueado de possíveis transtornos. Além disso, a segurança jurídica nesse caso é superior à da assinatura eletrônica simples, pois conta com a tecnologia criptográfica para atestar a autenticidade.
Qualquer alteração realizada no documento é identificável e invalida o documento, protegendo franqueador e franqueado de possíveis fraudes nos documentos. Também é possível utilizar o carimbo do tempo para garantir a tempestividade do contrato, fazendo um registro da data e hora confiável, assegurando a vigência do acordo.
O certificado corporativo viabiliza a assinatura digital de documentos de processos internos das empresas. Para saber como utilizar essa tecnologia para otimizar os processos de abertura de franquias e superar os desafios de gestão de contratos, entre em contato conosco!