bry-logo-azul-pq

API de Carimbo do Tempo: quais as vantagens da integração ao sistema da sua empresa

por Darlan Vivian
publicado em 15 de junho de 2020

A integração de aplicações inovadoras aos sistemas da empresa é a melhor maneira de adotar tecnologias de ponta de forma rápida e econômica. Não é preciso ter uma equipe de programadores dedicada, nem investir tempo e recursos próprios para a criação de novas soluções. A função de uma API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação) é, justamente, agilizar o processo de desenvolvimento e incorporar tecnologias pensadas por especialistas aos softwares que os colaboradores já estão habituados a utilizar. 

Quando se trata de assinatura digital de documentos, a integração via API é vantajosa também pela segurança e confiabilidade das aplicações, uma vez que envolvem criptografia e outras tecnologias para garantir a integridade das informações. O carimbo do tempo é uma delas. Neste artigo, vamos ver como funciona e quais as vantagens da API de carimbo do tempo. Confira!

Carimbo do tempo: ainda mais segurança para documentos e transações 

A assinatura digital é uma tecnologia que garante a autenticidade e integridade de documentos eletrônicos, com a mesma validade jurídica do que uma assinatura manuscrita em papel. Isso é possível porque, para realizá-la, é preciso utilizar um certificado digital, que comprova a identidade do signatário por meio de criptografia. Assim, é a forma mais segura e prática de tramitar documentos no meio digital. 

Saiba mais: Como o carimbo do tempo dá mais segurança para a assinatura digital de documentos?

No entanto, em alguns casos, é crucial ter um registro exato e confiável da data e hora em que essas assinaturas, ou outras transações eletrônicas, foram realizadas. É o caso, por exemplo:

  • Registro de Ponto eletrônico dos colaboradores da empresa, com garantia de data e hora exata por meio da internet, pelo smartphone, por exemplo.
  • Contratos com vigência delimitada. Marcar com precisão e garantia o início e fim de contratos.
  • Protocolização de documentos, com Integridade da informação carimbada (HASH) e tempestividade: da informação ou da assinatura digital carimbada.
  • Direitos autorais, como registro de músicas ou qualquer outra obra artística e intelectual. Garante a integridade das informações. 
  • Registro do momento exato em que o cliente muda o plano, realiza uma operação ou faz um novo aporte. 
  • Leilão online

Normalmente, os sistemas utilizam como base os marcadores de tempo do equipamento utilizado na operação, como o computador ou smartphone. O problema é que a data e hora desses aparelhos podem ser facilmente manipuladas, dando oportunidade para fraudadores. 

Baixe agora: Guia definitivo sobre o carimbo do tempo

A única forma totalmente segura e garantida de fazer o registro de data e hora é utilizando o carimbo do tempo. Ele insere as informações com base em uma fonte confiável, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Esse registro é protegido com criptografia, garantindo a integridade. Desta forma, a assinatura digital e outras transações eletrônicas se tornam ainda mais seguras. Entre as principais vantagens estão:

  • Irretroatividade: Não é possível fazer um registro retroativo, no passado. Logo, o carimbo do tempo funciona também como uma terceira parte confiável. 
  • Validade a longo prazo: assegura validade da assinatura do documento eletrônico mesmo após a expiração do Certificado Digital utilizado. 
  • Máxima validade jurídica: é homologado pela ICP-Brasil e obedece a rígidos critérios e normas vigentes. Quando associado a uma assinatura digital, atinge o maior nível de segurança. 
  • Eficácia probatória: gera evidência técnica legal, assegurando que um determinado evento ocorreu antes da sua emissão.

Saiba mais: 4 vantagens de utilizar o carimbo do tempo em documentos digitais

API de Carimbo do Tempo: integração ao software da sua empresa

O carimbo do tempo pode ser aplicado de diversas formas, e a escolha da melhor solução depende da necessidade de cada negócio. Empresas que desejam aplicar o carimbo do tempo apenas em casos pontuais podem utilizar plataformas na nuvem como o BRy Cloud. Já as que precisam carimbar um grande volume de documentos por mês e que desejam ter essa feature em sua aplicação, podem integrar o carimbo do tempo às funcionalidades do próprio sistema com a API de Carimbo do Tempo BRy. Assim, é possível agilizar o trabalho, otimizar os processos e reduzir custos. 

A API de Carimbo do Tempo da BRy permite fazer a integração de forma simples e rápida. Ao realizar o cadastro no BRy Cloud, o desenvolvedor pode acessar a documentação e códigos de exemplo. 

A API de Carimbo do Tempo da BRy traz diversas vantagens para a empresa:

  • Contar com alta tecnologia criptográfica, desenvolvida por profissionais especializados em certificação digital e segurança de documentos eletrônicos. 
  • Aplicação confiável e segura para carimbo do tempo a documentos eletrônicos e outras transações. 
  • API com documentação detalhada, com códigos de exemplo e métodos úteis para o desenvolvedor.
  • Implementação ágil e eficiente para otimizar o tempo dos desenvolvedores.
  • Suporte para realizar a integração e avaliar a necessidade da sua empresa. 

Se você quer integrar o carimbo do tempo aos processos da sua empresa, a BRy tem diferentes soluções para atender às necessidades de todos os cenários. Para saber mais sobre a API de Carimbo do Tempo, faça um teste grátis ou entre em contato com nossos consultores

Quer saber mais sobre as soluções da Bry?
Preencha o formulário abaixo para falar com os nossos especialistas!

Saiba como nossas soluções geram resultado para nossos clientes:

Foto do case Syngular torna-se uma das maiores ACs do país com tecnologia da Bry
Foto do case Com assinatura digital da Bry, Selbetti oferece plataforma mais completa de gestão de documentos e amplia sua participação no mercado
Foto do case O que a Crefisa fez para economizar 64% ao mês com redução de papéis?
Foto do case Como o Banco Inter conseguiu compensar cheques para 5 mil clientes por dia
Foto do case Como a Flex conseguiu agilizar processos internos e reduzir 30 mil folhas de papel
Foto do case Como a Broadfactor conseguiu crescer 25 vezes com auxílio da certificação digital?
Foto do case Saiba como a Prefeitura de Vitória diminui entrega de exames de 30 dias para 1 semana com tecnologia da BRy
Foto do case Como o Ministério Público Federal se integrou ao Judiciário com alto nível de segurança a partir de certificados digitais
Foto do case Como o Grupo Sifra faz 15 mil assinaturas por mês de forma digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram