A assinatura digital de documentos é a solução para muitos dos desafios que as empresas enfrentam no dia a dia: o vai e vem de papelada entre setores, processos burocráticos e lentos, falhas de informações em contratos, gastos com papel, armazenamento e transporte.
Apesar da digitalização dos processos já ser vista como uma mudança necessária e inevitável — quem ainda não fez a transição para a cultura paperless, fará em breve —, ela ainda gera algumas dúvidas. A principal delas é em relação à segurança e à adequação às normas dos procedimentos de certificação e assinatura digital:
A melhor alternativa para as empresas é, em vez de desenvolver, fazer a integração da funcionalidade de assinatura digital de documentos ao próprio sistema por meio de uma API.
Neste artigo, vamos explicar como funcionam as APIs de mercado, suas vantagens, principais funcionalidades e por que adotá-las. Acompanhe!
Além das diversas APIs que já fazem parte do desenvolvimento de softwares, há muitas APIs de sistemas de assinatura digital.
Considerando a complexidade do desenvolvimento, sobretudo quando é necessário ter a funcionalidade dentro da aplicação, contar com essa opção pode facilitar o processo. Mas como funcionam as APIs do mercado?
Aqui na BRy, por exemplo, as APIs atendem aos padrões mais modernos, com:
Na parte de arquitetura, cada uma das APIs é um microsserviço, migração que fizemos para garantir escala com resiliência e, ao mesmo tempo, a total flexibilidade de nossas soluções, inclusive para customizações.
Além disso, a BRy pensou seu ambiente para que os desenvolvedores possam começar a usar nossas APIs imediatamente, sem precisar de nós.
Então, assim que se cadastra no BRy para Desenvolvedores, o usuário tem 10 créditos e acesso a um certificado próprio para desenvolvedores para testar as APIs BRy na sua aplicação.
O sistema de assinatura digital está pronto, só vai precisar ser conectado ao seu próprio sistema, sem a necessidade de ter uma equipe de desenvolvedores especializada focada apenas nisso ou que conheça a solução no nível do código.
Com isso, você pode oferecer a funcionalidade de assinatura digital mais rápido para os usuários, enquanto o cumprimento das normas, a manutenção e a atualização do sistema são terceirizados e garantidos pelo fornecedor especializado.
Desenvolver do zero um sistema de assinatura digital, se esse não é o core business da empresa, pode ser um esforço desnecessário pela sua complexidade.
É preciso estar em conformidade com a ICP-Brasil, assim como com a legislação do setor, para garantir a segurança das assinaturas e trabalhar com criptografia avançada.
Já adotar uma solução de terceiros pode até encurtar o caminho do desenvolvimento, porém, também pode afetar a produtividade, a segurança e a experiência do usuário. Afinal, ele vai precisar tramitar documentos entre dois sistemas manualmente.
A API de Assinatura Digital traz para seu sistema toda a segurança e adequação às normas da ICP-Brasil. A solução atende aos padrões de assinatura estabelecidos, para que sua empresa cumpra as rotinas dentro das regras sem preocupações.
Além disso, caso haja alguma mudança na regulamentação, a manutenção é centralizada e sua empresa não precisa investir na atualização do sistema.
Ao adotar a API de sistema de assinatura digital sua empresa conta com toda a expertise e confiança de um parceiro especialista em formalização digital. A BRy, por exemplo, soma 20 anos de mercado, sendo um braço tecnológico para seus parceiros.
No momento de configurar a API, é possível determinar quais pessoas terão acesso a cada tipo de informação ou procedimento. Assim, você tem controle total do acesso a informações, o que colabora para o cumprimento de normas de segurança da empresa.
Além disso, os documentos da sua empresa não trafegam para os servidores da BRy para serem assinados - apenas o hash. Isso garante que a informação não sairá dos servidores da sua organização.
Com as funcionalidades de um sistema de assinatura digital integradas, o sistema principal da organização vai concentrar todas as principais demandas dos processos.
Com isso, a solução também vai adquirir valor perante os usuários. Além de ampliar a adesão e confiança no sistema da empresa, evitando o uso de ferramentas externas, isso pode dar vazão a oportunidades de desenvolvimento de outras competências digitais.
A equipe ou clientes não vão precisar acessar um outro sistema de assinatura. Toda a operação vai permanecer no sistema com que já estão habituados. Por isso, a integração proporciona um valor relevante em termos de experiência do usuário.
Além de uma adaptação mais rápida a uma formalização digital de documentos, a solução vai aumentar a produtividade, pois tudo continuará a ser realizado dentro da mesma plataforma.
Saiba tudo sobre Assinatura Digital! Baixe nosso infográfico.
Em alguns casos, ao fazer a integração de assinatura digital por meio de API, sua empresa ganha vantagem competitiva no mercado. Isso porque estará utilizando alta tecnologia para solucionar problemas tradicionais, diminuindo a burocracia e dando fluidez aos processos.
No caso de soluções como sistemas de gestão eletrônica de documentos, por exemplo, isso é claro. Você verá como a Selbetti conseguiu isso adiante.
Ao integrar a assinatura digital de documentos ao software da sua empresa, as seguintes rotinas poderão ser realizadas:
Veja três maneiras em que a API do sistema de assinatura digital da BRy faz toda a diferença nos processos de uma empresa:
A Crefisa queria digitalizar o arquivo das propostas para os clientes. Para isso, integrou ao sistema soluções de assinatura e carimbo do tempo para garantir a integridade e tempestividade das informações. Assim, conseguiu agilizar os processos internos e com clientes, garantir a validade jurídica e reduzir os gastos com papel em 64%.
Leia o case completo: Como a Crefisa economiza 64% ao mês com redução de papel?
A Prontmed, desenvolvedora de sistema de prontuário eletrônico, queria integrar assinatura digital a suas soluções após a liberação da telemedicina, em pleno início de pandemia.
Para isso, adotou a API de Assinatura Médica da BRy, que está em conformidade com os padrões exigidos pela portaria da telemedicina do Ministério da Saúde. Assim, foi uma das primeiras do seu segmento a oferecer a assinatura digital, com a funcionalidade entregue em abril de 2020.
Leia o case completo: Como a Prontmed usou a assinatura digital para se adequar à telemedicina
A Selbetti é desenvolvedora de um sistema de gestão eletrônica de documentos. Para facilitar os processos de assinatura digital e oferecer essa funcionalidade aos clientes, a empresa adotou a API de Assinatura Digital da BRy.
Já para facilitar o redesenho do processo de emissão de diplomas digitais em instituições de ensino superior, integrou a solução API de Diploma Digital, que está em conformidade com os padrões exigidos pela portaria do MEC.
Ao integrar a assinatura digital ao sistema GED, a Selbetti aumentou em 20% sua carteira de clientes nesta vertical em 2020, batendo a meta de R$ 10 milhões em faturamento.
Leia o case completo
Selbetti oferece plataforma mais completa para gestão de documentos
Quando se pensa em integração, é muito mais simples optar pela comunicação do sistema com soluções externas para funcionalidades secundárias de aplicações, como mapas e chatbots.
Mas quando se trata de um sistema de assinatura digital, que tem alta complexidade e criticidade para as empresas - embora também gera muito valor -, surgem muitas dúvidas sobre a confiabilidade e segurança da integração.
Vimos acima as vantagens da integração, que são várias e comuns a toda integração desse tipo. Justamente pela criticidade e complexidade ligadas a sistemas de assinatura digital, a integração é bem-vinda.
Mas a organização que estuda essa possibilidade deve observar dentro do possível fornecedor itens como infraestrutura, arquitetura, padrão das APIs, modalidade de pagamento e suporte, para entender se ele é confiável.
Softwares que têm a funcionalidade de assinatura digital integrada são mais robustos, modernos, completos, seguros e se diferenciam no mercado.
Mas se a forma de levar a assinatura digital ao seu sistema é ainda uma dúvida, conte com um parceiro como a BRy Tecnologia, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado e desenvolve soluções de confiança. Para saber mais sobre esse assunto, assista à websérie sobre APIs, com o CTO da BRy, Cristian Moecke.