Recentemente o Comitê Gestor de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (CG ICP-Brasil) aprovou uma série de mudanças em suas normativas com o objetivo de dar mais segurança e tornar mais ágil a emissão de certificados digitais.
Por unanimidade, os membros do conselho - composto de representantes do governo e da sociedade civil - foram favoráveis às medidas de desburocratização e abertura do acesso a serviços digitais, contando com uma melhora significativa no aspecto da segurança lógica.
A aprovação da pauta é considerada um passo fundamental para incentivar ainda mais o uso de certificados digitais, de forma aumentar o número de cidadãos que podem se beneficiar de serviços de governo eletrônico, rumo a uma diminuição da burocracia e a uma maior digitalização dos processos.
Com as novas medidas aprovadas neste ano, a ICP-Brasil espera uma redução do preço dos certificados digitais e , como resultado, um aumento no número de pessoas que utilizam serviços digitais.
As alterações aprovadas entram em vigor em até 120 dias após a publicação no Diário Oficial da União (DOU).
As alterações aprovadas na reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil devem simplificar e desburocratizar procedimentos para ampliar o acesso da sociedade ao certificado digital. A ideia, segundo o órgão regulamentador, é incentivar o uso desse tipo de solução e reduzir o valor do documento, de modo que a quantidade de emissões cresça e popularize o uso desse instrumento.
Nesse contexto, foram promovidas mudanças técnicas e administrativas importantes, como:
Outras medidas foram tomadas no sentido de ampliar o acesso da população ao certificado digital, reduzindo o tempo de atendimento e a burocracia envolvendo o processo de emissão. Para isso, foram extintos os Postos Provisórios das Instalações Técnicas e Instalações Técnicas Secundárias, a auditoria obrigatória da AR e a validação de dados em duas etapas durante a solicitação do certificado.
O comitê também aprovou a substituição dos dossiês em papel pelo uso de documentos eletrônicos, o envio semanal - e não mais mensal - do número de certificados emitidos pelas ACs, e o pagamento das taxas de credenciamento antes do pedido junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Outras alterações no Sistema Nacional de Certificação Digital:
Você precisa evoluir na certificação digital ou se tornar uma Autoridade Certificadora? O Bry-Cert atende ao compliance da sua organização e está de acordo com as novas normativas da ICP-Brasil. Acesse o nosso site.