A adoção de um certificado digital oferece diversas vantagens para o dia a dia de empresas e organizações. Ele diminui a burocracia, economiza em gastos com impressão, cartórios e envio de documentos de um local para outro e ainda reduz o volume de arquivos em papel. Além disso, a união da certificação digital com a computação em nuvem elevou ainda mais os benefícios dos documentos digitais. Mas como em toda inovação, podem surgir alguns desafios no início para adaptação. Dúvidas sobre como instalar certificado digital são cada vez mais frequentes.
Por isso, reunimos neste post algumas dicas para resolver as principais questões sobre a instalação. Dessa forma, você fica preparado para usufruir ao máximo possível de todas as vantagens da certificação digital. Confira!
Para instalar o certificado digital, é preciso primeiro identificar qual é o tipo do seu certificado. Os mais simples, do tipo A1, normalmente já são gerados e instalados diretamente no seu computador.
Em alguns casos o certificado pode estar em arquivo .pfx (ou .p12) fornecido pela empresa que lhe vendeu o certificado. Neste caso basta clicar no arquivo. Isso irá dar início ao assistente de instalação do certificado.
Você deve escolher em qual usuário do computador ele será instalado: no usuário atual ou na máquina local. Geralmente, a primeira opção é mais recomendada. Quando o assistente pedir pela senha, você deve inserir a senha disponibilizada pelo fornecedor do seu certificado. Aqui neste ebook você encontra as principais informações sobre segurança e instalação do certificado tipo A1.
Já os certificados digitais do tipo A3, que você recebe na forma de token ou smart cards, precisam de um driver de instalação. Você deve checar com a empresa que lhe forneceu o certificado quais são os drivers recomendados. Após a instalação do driver, conecte o dispositivo no seu computador e prossiga com o assistente de instalação.
Importante: a emissão de um certificado digital válido só é possível através de uma Autoridade Certificadora de confiança. Elas são obrigadas a realizar a verificação presencial da identidade do solicitante e conferência de seus documentos físicos.
Desconfie de ofertas de certificados digitais totalmente emitidos via internet: eles não são autênticos e confiáveis!
Utilizar o certificado digital já é um grande passo para reduzir a burocracia do dia a dia. Mas é possível otimizar mais ainda os processos de validação de documentos utilizando a certificação digital em nuvem.
A computação em nuvem nasceu para simplificar o armazenamento de arquivos e softwares na internet. A “nuvem” é um conjunto de servidores de alta capacidade, alocados em qualquer lugar do mundo, interconectados e acessados pela Internet. Por meio de uma conexão de internet, o usuário pode acessar seus aplicativos e documentos remotamente, de onde quiser. Na certificação digital, a nuvem aparece como uma opção para o armazenamento de certificados digitais.
Utilizando os certificados A1 e A3, que citamos no início do texto, ainda podem surgir algumas dificuldades. No A1 a principal dificuldade é manter a chave segura para uso e transporte, o que exige cuidados adicionais do titular.
Os de tipo A3 podem ser utilizados em múltiplas máquinas, mas sempre será indispensável ter o token ou smart card contendo o certificado em mãos para utilizá-lo. Caso o dispositivo seja extraviado, não é possível utilizá-lo de nenhuma forma. Além disso, cada vez que você desejar usar o certificado em uma máquina diferente, será necessário repetir todo o processo de instalação.
Já com o auxílio de uma ferramenta de certificação digital cloud, é possível upar o seu certificado na nuvem e acessá-lo de qualquer lugar desejado e usando diferentes dispositivos, como tablets e smartphones. Os certificados ficam armazenados em um servidor HSM de alta segurança, com rígido controle de acesso.
Para instalar certificado digital em nuvem, só é preciso importar o arquivo PKCS#12 ou PFX, os formatos padrão para transporte de certificados digitais. Certificados do tipo A3 não podem ser importados, mas pode-se adquirir um certificado diretamente na nuvem. Os certificados ficarão lá, em segurança, durante todo o tempo em que forem válidos.
O Bry KMS é uma solução que torna o certificado digital acessível a partir dos mais variados tipos de dispositivos, incluindo celulares e tablets. Compatível com diversos sistemas e aplicações, dispensa o gerenciamento da implantação dos certificados e oferece total independência de plataforma aos usuários.