Muitas pessoas acabam adquirindo um certificado digital para uma aplicação específica. Isso acaba gerando incômodo, pois a pessoa se sente obrigada a adquirir algo apenas para obter um serviço, e muitas vezes não se sabe realmente para que serve o certificado digital. Por isso, mostramos algumas utilizações interessantes que podem facilitar e muito sua vida!
Quem nunca se perguntou para que serve o certificado digital que determinada instituição ou lei implementou? Antes de mais nada, é bom explicar que um certificado digital é o equivalente ao seu RG ou CPF no mundo virtual. Ele é um documento que identifica o usuário, utilizado para garantir que quem participou de alguma atividade digital é mesmo quem diz ser.
Ao identificar o usuário, o certificado digital serve como um mecanismo que confere segurança jurídica às transações, permitindo que as pessoas se identifiquem na rede e que possam criar documentos eletrônicos com garantias de autenticidade e integridade. Veja como o certificado digital torna mais fácil e prático o acesso aos sistemas:
Com um certificado digital, o contribuinte pode utilizar o e-CAC, Centro Virtual de Atendimento ao contribuinte, com muito mais segurança. Neste portal, estão disponíveis vários serviços protegidos por sigilo fiscal que podem ser realizados online. O acesso pode ser realizado por código de acesso, mas alguns serviços são restritos a quem utiliza certificado digital.
Com ele também é mais seguro o acesso ao ReceitanetBX, sistema capaz de transmitir arquivos da escrituração contábil digital da base da Secretaria da Receita Federal para contribuintes, representantes legais de empresas, procuradores autorizados por procuração eletrônica ou entidades conveniadas. Mais uma utilização possível através do certificado digital é o SPED Fiscal, arquivo digital com o conjunto de escriturações de documentos fiscais e outras informações de interesse do fisco.
Plataforma online da Caixa Econômica Federal que permite o envio dos arquivos gerados pelo programa SEFIP (Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social). Sem certificado digital, este processo é mais complicado, já que precisa de instalação de software para transmissão de arquivos.
Quem se pergunta para que serve o certificado digital deve esquecer da aplicação mais fundamental dele. Com um certificado digital, você pode realizar todo processo de assinatura de qualquer documento e outras transações de forma completamente digital. Para que imprimir um documento recebido por e-mail para assiná-lo e depois escanear? Com o certificado digital, apenas alguns cliques geram uma assinatura digital com validade jurídica e mais segura do que um documento escaneado.
Então, percebeu para que serve o certificado digital? O que pode surgir de uma imposição na verdade pode ser uma ferramenta muito útil para os seus negócios! Compartilhe conosco suas utilizações nos comentários!