bry-logo-azul-pq

Assinatura digital em contratos: 5 motivos para fazer

por Bry Marketing
publicado em 22 de outubro de 2018

O conceito de contrato remonta ao período clássico romano. De lá para cá, no entanto, apesar de estarmos em pleno desenvolvimento de uma economia digital, pouca coisa havia mudado com respeito ao modo como formalizamos nossos acordos. Até surgir a assinatura digital

E ela veio na hora certa. Com negociações cada vez mais volumosas e envolvendo partes de vários pontos do mundo, não faltava necessidade e vontade de dar agilidade a esses processos. 

A adoção da assinatura digital em contratos é uma forma de alcançar esses e outros objetivos. 

Apesar disso, muitos ainda têm dúvidas sobre aderir ou não a ela, sobretudo no que diz respeito à segurança e à validade jurídica

Por isso, neste artigo, você verá 5 motivos para utilizar assinatura digital em contratos, entender a validade desse tipo de assinatura e, ainda, saber que tipo contrato pode ser assinado com ela. Acompanhe!

5 motivos para usar assinatura digital em contratos

Saiba a seguir por que utilizar assinatura digital em contratos é vantajoso:

1 - Segurança

Com a certificação digital assinar digitalmente contratos e documentos é ainda mais seguro do que manualmente – apesar de muitos acharem que não. 

Isso porque cada assinatura digital está associada a um certificado digital válido, que contém dados do assinante cifrados por duas chaves criptográficas, uma pública e uma privada. 

Essas chaves das assinatura digital garantem que o assinante é mesmo quem é, assim como que ele foi quem assinou o documento. Qualquer alteração automaticamente invalida a assinatura digital, que também pode passar por processo de validação

Comparado a uma assinatura manual, que pode ser facilmente falsificada, esses requisitos são um incremento em segurança. 

Leia também: Criptografia: como é aplicada na assinatura digital

2 - Redução de custos 

Contratos importantes podem ser formados por dezenas de páginas e várias vias, assinadas por partes de vários lugares do mundo. Nada fora da normalidade em uma economia digital e global.

Mas o gasto financeiro com papel e impressão do material, somado aos custos com taxas de cartório, traslado das vias e outras despesas que podem surgir ao longo do caminho – como ligadas a extravio e arquivamento -, tem sido alto. 

Se, até então, esse custo era considerado inerente aos negócios, com a possibilidade da assinatura digital dos contratos, todas estas despesas deixam de existir automaticamente, pois os documentos nascem e permanecem no ambiente digital.

3 - Agilidade e flexibilidade para assinatura

Mais que economia em custos, os mesmos motivos que citamos acima geram economia de tempo

Se o documento está na nuvem do software de assinatura digital de contratos, enviá-lo por correio não é mais necessário. 

Automaticamente, o sistema notifica quem precisa assinar. Dessa forma, a assinatura de todas as vias pode ser concluída em poucos minutos, mesmo com diversas partes envolvidas.

E nós fizemos a conta de quanto tempo você pode ganhar: organizações que optam pela assinatura digital de contratos reduzem o tempo de assinatura em até 90%

4 - Eficiência na gestão dos contratos 

Assim como economia com despesas e tempo, a gestão dos contratos e documentos digitais é mais fácil. 

Todo esse processo é executado por um serviço de assinaturas, que tem um fluxo criado para otimizar o processo de ponta a ponta, centralizando-o

Se há uma ordem correta de assinaturas, por exemplo, a plataforma, além de permitir essa organização, envia automaticamente o contrato para cada signatário no momento certo.

5 - Seus contratos sem papel

A eliminação do contrato em papel também tem um impacto positivo não apenas para os envolvidos e a gestão, mas também para espaços e meio ambiente. 

Sem necessidade de impressão e de arquivos, a empresa poderá destinar antigos espaços reservados a documentos a outros fins e, de quebra, ganhar em sustentabilidade.

Há possibilidade, inclusive, da reversão em créditos de carbono para empresas que optem por este tipo de tecnologia. Isso pode ser muito interessante para organizações que trabalham com processos industriais e demandam a assinatura de um alto número de documentos.

Validade jurídica dos contratos com assinatura digital

Agora que os motivos pelos quais optar pela assinatura digital em contratos estão claros, você pode estar se perguntando: tais assinaturas têm validade jurídica?

A legislação brasileira – na MP 2.200-2/2001 – reconhece a validade jurídica não apenas da assinatura digital, mas também de assinaturas eletrônicas, pautada no princípio da liberdade da forma de celebração de negócios.

No entanto, o que varia é a forma como cada modalidade de assinatura está vinculada ao seu signatário, determinando os níveis de segurança. Funciona assim:

  • Assinaturas digitais com certificado digital ICP-Brasil: presumem-se verdadeiras em relação aos signatários;
  • Assinaturas eletrônicas com certificados não ICP-Brasil, como certificados corporativos: presumem-se verdadeiras desde que admitidas como válidas ou aceitas pelas partes;
  • Assinaturas eletrônicas sem certificado digital: validade é garantida por informações sobre a identidade do signatário – CPF e RG, por exemplo – assim como evidências do ato de assinatura – biometria, geolocalização e IP do dispositivo usado – que conferem força vinculante e probatória.

Desta forma, contratos assinados com assinatura digital têm validade jurídica garantida. 

Saiba mais sobre o tema no Whitepaper: Validade Jurídica das Assinaturas Eletrônicas

Quais contratos podem ser assinados digitalmente?

Partindo do princípio da liberdade da forma de celebração de contratos e negócios, independentemente do meio, todas as formalizações são reconhecidas como válidas.

Isso significa que qualquer contrato pode ser assinado digitalmente. O detalhe, novamente, está na força vinculante e probatória da assinatura. Então, para decidir por que tipo optar, cabe uma avaliação caso a caso. 

Assinaturas de contratos de aluguel, procurações, termos de uso, serviços advocatícios e de operadoras de saúde, por exemplo, podem receber uma assinatura eletrônica sem certificado digital.

Para processos internos da organização, optar pelo certificado digital corporativo (não ICP-Brasil) é a decisão mais acertada. 

E, finalmente, para contratos externos e críticos, optar pela assinatura digital com certificado da ICP-Brasil garantirá o nível vinculatório adequado. 

Vale ressaltar que o tipo e padrão de assinatura adequado para cada caso deve ser sempre verificado com o solicitante. 

Quais as melhores ferramentas para assinar contrato digital?

Falamos acima que toda a gestão de uma assinatura digital de contrato, assim como a própria assinatura — independentemente do tipo escolhido —, é feita por meio de softwares. 

Além de otimizar o trabalho, esses sistemas garantem o nível de segurança necessário para o processo em si. Conheça as soluções da BRy Tecnologia:

API de Assinatura Digital 

É uma solução completa para facilitar a geração e a verificação das assinaturas digitais, eletrônicas ou híbridas. 

Com ela, a empresa pode inserir ou melhorar as rotinas de assinatura de documentos eletrônicos de forma rápida e com baixo esforço de manutenção. Isso porque os recursos podem ser integrados ao software da empresa

Ou seja, a API de assinatura digital permite integrar a funcionalidade de assinatura digital ou eletrônica ao software da empresa, como em um sistema de gestão de documentos ou um CRM.

É uma solução recomendada para empresas que têm a assinatura digital como parte de seus processos e buscam um recurso rápido e confiável.

Entre as vantagens de usar uma API de assinatura digital, estão:

  • Economia: não é preciso contratar um software específico nem desenvolver a funcionalidade internamente, o que custa muito menos para a empresa;
  • Agilidade: a integração da funcionalidade é fácil e rápida. A BRy fornece toda a documentação e dá as orientações necessárias para realizar o processo com segurança;
  • Usabilidade: os colaboradores não precisam acessar outros sistemas para realizar a assinatura, podendo usar o sistema com o qual já estão acostumados. 

Saiba mais: Como funciona uma API de Assinatura Digital

Assinador digital 

O assinador digital da Bry Tecnologia é o Bry Signer. Com ele você pode fazer as assinaturas em um sistema em nuvem, sendo possível acessá-lo de qualquer lugar. Isso facilita o uso por profissionais de diversas áreas e níveis de conhecimento em tecnologia.

A solução permite que você assine documentos PDF de até 25mb de maneira ágil e segura, não sendo necessário instalar nenhum programa. São três possibilidades de assinatura:

  • Assinatura eletrônica simples 
  • Assinatura eletrônica avançada 
  • Assinatura eletrônica qualificada

E também é possível fazer assinatura híbrida, em que é utilizada assinatura com certificado digital e sem certificado digital em um mesmo documento. 

Mais do que simplificar os processos de formalização, o Bry Signer também tem recursos que facilitam a coleta e gestão de assinaturas. É possível fazer a assinatura de documentos em lote, ou seja, de vários documentos de uma só vez e acompanhar o status de cada pedido por meio de um painel.

Como fazer a assinatura digital de contratos

Confira a seguir um passo a passo para fazer uma coleta de assinatura em contratos pelo Bry Signer.

Passo 1: Quem assina

Para criar uma nova assinatura, o Bry Signer oferece 3 alternativas em relação a quem assina:

  1. Somente eu: quando apenas você será signatário do documento.
  2. Eu e outros: quando, além de você, há outros signatários do documento.
  3. Somente outros: quando você não é signatário do documento e deseja enviá-lo para outros assinarem.

Depois, é só adicionar o nome e e-mail dos assinantes. É possível ainda selecionar o tipo de assinatura desejada para cada signatário e adicionar pessoas como revisores e em cópia. Se a ordem das assinaturas for relevante, isso também pode ser feito.

Passo 2: Documentos para assinar

O segundo passo para criar uma assinatura é fazer o upload dos arquivos, que devem ser PDF e ter um total de até 25mb. 

Passo 3: Configurações adicionais

Você pode editar o título do processo de assinatura para facilitar a gestão, além de adicionar nota (observação que somente você vê), marcar para solicitar confirmação de e-mail (para usuários não autenticados) e selecionar a data limite para assinaturas serem realizadas.

Passo 4: Revisar e assinar

Na revisão, você pode editar algo que precise de alteração: nomes e e-mails dos assinantes, documentos para assinar e configurações da assinatura.

Também é possível posicionar as assinaturas, além de inserir selos, rubrica personalizada, rodapé e outras informações importantes para a personalização.

Em seguida, é só solicitar as assinaturas. Assim, uma notificação por e-mail será enviada aos signatários para acessarem o link e assinarem. 

Por que ser parceiro da Bry Tecnologia?

A Bry Tecnologia está no mercado há mais de 23 anos e é especialista no desenvolvimento de soluções para assinatura digital e certificação digital. Sendo assim, por meio dessa parceria, você terá confiabilidade, segurança e alta tecnologia.

Faça um teste gratuito do Bry Signer e conheça todas as funcionalidades.

Se tiver mais perguntas, queremos respondê-las! Fale agora com um de nossos consultores.

Quer saber mais sobre as soluções da Bry?
Preencha o formulário abaixo para falar com os nossos especialistas!

Saiba como nossas soluções geram resultado para nossos clientes:

Foto do case Case ASOEC: tecnologia possibilita emissão de 3 mil diplomas digitais em um dia, processo levava 3 meses
Foto do case Syngular torna-se uma das maiores ACs do país com tecnologia da Bry
Foto do case Com assinatura digital da Bry, Selbetti oferece plataforma mais completa de gestão de documentos e amplia sua participação no mercado
Foto do case O que a Crefisa fez para economizar 64% ao mês com redução de papéis?
Foto do case Como o Banco Inter conseguiu compensar cheques para 5 mil clientes por dia
Foto do case Como a Flex conseguiu agilizar processos internos e reduzir 30 mil folhas de papel
Foto do case Saiba como a Prefeitura de Vitória diminui entrega de exames de 30 dias para 1 semana
Foto do case Como o Ministério Público Federal se integrou ao Judiciário com alto nível de segurança a partir de certificados digitais
Foto do case Como o Grupo Sifra faz 15 mil assinaturas por mês de forma digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram