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Como a Prefeitura de Vitória diminuiu o prazo de entrega de exames e fraudes em atestados médicos

Vitória, capital do Espírito Santo, é uma das três ilhas-capitais do país. Contando com uma população em torno de 352 mil habitantes, é responsável por cerca de 29% do PIB estadual. Além disso, registra o quarto melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) no Brasil.

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Desafio

A Prefeitura de Vitória precisava disponibilizar certificado digital para os médicos do município, sem comprometer a mobilidade dos profissionais. Outra questão era a segurança dos prontuários médicos, que eram armazenados em papel e arquivados ao longo do tempo — de acordo com a Resolução CFM nº 1.639/2002, os documentos devem ser guardados por um prazo mínimo de 20 anos após a morte do paciente.

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Solução

Com o BRy KMS, foi possível armazenar o certificado digital dos profissionais de saúde em uma nuvem privada do Município, possibilitando a mobilidade de uso do certificado digital através de qualquer dispositivo conectado à intranet. Já o BRy Framework ajudou a simplificar a geração e verificação dos principais padrões de assinatura digital.

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Resultados

A tecnologia permitiu a integração do prontuário com outros documentos do paciente e com as farmácias do município. Em 2019, a média mensal de documentos assinados digitalmente é de 390 mil — incluindo prontuários, receitas, exames e atestados. A implementação também impactou os prazos de entrega de exames, que passaram de 30 dias para uma semana. O uso da certificação digital evitou a fraude de atestados e a receita digital passou a ser utilizada nas farmácias municipais, o que previne a automedicação e permite o acompanhamento do tratamento pelo médico.

Highlights da Solução

Documentos digitais

390 mil documentos assinados digitalmente

Entrega de exames

Entrega de exames diminuiu de 30 dias para 1 semana

Acompanhamento Médico

Controle do acompanhamento médico

Integração das soluções BRy com sistema interno

Menos fraudes em atestados

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    Antes desse sistema, enfrentávamos diversos problemas como anotações ilegíveis, dificuldades no acesso aos registros em outros pontos de atendimento da rede, sub registros. Agora temos a possibilidade de ter o histórico do paciente, acompanhar a sua evolução e acessá-lo em qualquer serviço da rede. Com os dados informatizados, ficou mais fácil também pensar as ações estratégicas da Secretaria de Saúde de Vitória (Semus).

    Cátia LisboaSecretária de Saúde de Vitória
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    Uma inovação que transformou a vida dos profissionais e dos pacientes, por gerar informações do paciente de forma precisa e completa. Isso garante ter acessos a informações como medicamentos e locais onde o paciente foi atendido e quais medidas foram tomadas. Após a utilização da assinatura digital, a capital capixaba vem economizando mais de 2 milhões de folhas por ano. Vamos inovar ainda mais, modernizando procedimentos e utilizando tecnologia, para melhorar a vida das pessoas.

    Márcio PassosSecretário de Desenvolvimento de Vitória

A Prefeitura de Vitória mudou a gestão médica com a Certificação Digital.

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