A digitalização no agronegócio está avançando e muitos produtores, empresas e prestadores de serviços já estão investindo em ferramentas digitais para comercializar produtos, monitorar lavouras e otimizar a produção.
Uma recente pesquisa sobre a agricultura digital no Brasil — realizada pela Embrapa, Sebrae e INPE —, revelou que 84% dos agricultores já utilizam ao menos uma solução tecnológica. Redes sociais e aplicativos de mensagem, por exemplo, estão sendo usados por mais da metade dos produtores para obter ou divulgar informações sobre suas propriedades, adquirir insumos e vender a produção.
Diante do crescimento das interações eletrônicas e do uso de tecnologias, qual será o futuro dos contratos e operações no agronegócio? Neste artigo, entenda como a transformação digital está impactando o campo no Brasil.
A porta de entrada para a transformação digital no campo é a facilidade de comunicação e acesso à informação proporcionada pela internet. Os resultados da pesquisa “Agricultura digital no Brasil”, mostram que os agricultores estão investindo em tecnologia para agilizar a contratação de serviços, pesquisar preços de insumos e obter uma visão mais ampla da propriedade.
De acordo com o estudo, 70% dos produtores acessam a internet para buscar informações sobre agricultura e cerca de um terço usa soluções digitais para mapear a lavoura e a vegetação e prever riscos.
Outro dado reforça o crescimento da tecnologia no agronegócio: a quantidade de startups em 2020 aumentou 40% em relação a 2019: são 1.574 agtechs — ou startups do campo — ativas em todo o país, atuando, por exemplo, no desenvolvimento de soluções para aproveitamento de resíduos, controle ambiental e monitoramento.
É crescente o uso de tecnologias digitais para planejamento de atividades, gestão, mapeamento da terra, compra e venda de insumos e da produção. No futuro, o agronegócio será um ecossistema totalmente integrado e mais inteligente.
Veja quais são as soluções já em uso no setor:
Ao investir nessas tecnologias, é possível obter benefícios importantes que podem, inclusive, garantir a sustentabilidade dos negócios:
Mas para realmente otimizar as atividades do agronegócio, é preciso garantir eficiência na hora de fechar acordos. Pouco adianta contar com um software para gestão eletrônica de documentos e ter de imprimir contratos para serem assinados.
A solução é a assinatura digital, que oferece toda segurança para assinatura de documentos à distância, a qualquer dia e horário.
Essa tecnologia faz uso de um certificado digital emitido pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) para garantir a segurança e integridade aos documentos assinados. Sua validade jurídica é garantida pela MP n° 2.200-2/2001. É a assinatura eletrônica com maior nível de qualificação e segurança.
Saiba mais sobre a segurança e validade jurídica das assinaturas digitais no vídeo abaixo:
A assinatura digital pode ser utilizada em diversos documentos, como pedido de vendas, duplicata, contrato de Barter, Célula de Produto Rural (CPR) e Receituário Agronômico. Por isso, oferece muitas vantagens para o agronegócio:
A sua empresa também pode assinar contratos com segurança e agilidade.
Saiba como a AMAGGI, uma das maiores empresas de commodities da América Latina, acelerou a formalização de negócios com a assinatura digital: AMAGGI proporciona mais agilidade e facilidade no campo com assinatura digital em contratos.